12 de agosto de 2014

8daysleft: Respondendo algumas dúvidas

Boa tarde, gente!!

Ontem recebi algumas dúvidas sobre o processo do CsF e também sobra minhas viagens.

>Em que data você se inscreveu no programa, e quando começou de fato a estudar?
Há a possibilidade de começar a estudar no inicio do ano, ou o programa só abre vagas para setembro (inicio do semestre deles)?

Eu comecei a pensar no intercâmbio muito antes. Na verdade, eu já ia fazer intercâmbio mesmo sem o CsF. Estava planejando me inscrever em um edital que existia do CNPq, no qual você escolhia a universidade de destino e precisava de uma carta de aceite deles. Comecei a pesquisar em Agosto de 2012. Porém, a última chamada desse edital foi em meados de Julho 2012. Todas as bolsas foram redirecionadas para o CsF. Havia decidido por fazer o TOEFL, porque achava que ia ser mais rápido e fácil. Comecei a entrar no site em Agosto e só consegui me inscrever lá pra Setembro/Outubro. Fiz a prova dia 3 de Dezembro. Primeiro, tinha me inscrito para EUA Jan/2013. Porém, minha faculdade estava em greve, as aulas estavam todas fora de ordem, tudo errado. Nessa época também não sabia se a minha engenharia estava qualificada para o programa, só tive certeza quando li "Engenharia Nuclear" na lista de cursos pra Set/2013. Parei de acompanhar o processo de inscrição de EUA Jan/2013 e me inscrevi novamente para Reino Unido Set/2013. Hoje em dia vejo que meu curso no Brasil não teria sido uma barreira no processo, mas a nova data foi melhor para minha trajetória na faculdade. O processo de inscrição começou quase um ano antes, acompanhava as datas pelo site do CsF. Levou alguns meses, foram várias etapas, até que meu visto chegou em Julho. A semana de recepção de calouros começou dia 23 e as aulas dia 30 de Setembro.

Geralmente, o programa abre vagas para Janeiro e Setembro. Uma nova chamada do CsF está pra sair e vai ser a melhor forma de ter certeza sobre os países e datas. 

>Sobre viagens: Quais são os melhores lugares para cada época do ano?

É bem difícil responder isso, porque varia do gosto de cada pessoa. Por exemplo, eu fui em Praga no inverno e a temperatura estava quase negativa. Uma amiga foi no verão e pegou 35 graus. Eu amei Praga tanto quanto ela, cada época com seu charme. Varia também se você acha se dá ou não pra aguentar o frio do final do ano...

Vou contar um pouquinho sobre as minhas viagens...

Dezembro/Janeiro (Inverno):
✾ Roadtrip pelo País de Gales
✾ Eurotrip: Edimburgo (Escócia), Praga (República Checa), Dresden (Alemanha), Berlin (Alemanha), Viena (Áustria), Munique (Alemanha), Zurique (Suíça) e Genebra (Suíça). 

Abril (Primavera):
✾ Eurotrip: Itália (Roma, Florença, Pisa e Veneza), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Bélgica (Bruxelas e Bruges)  e Londres (UK). 

Maio (Primavera):
✾ Irlandas

Junho (Quaaase verão):
✾ Croácia

Julho (Verão):
✾ Eurotrip com a família: Edimburgo (Escócia), Londres (UK) e Paris (França)

Dicas: 

Edimburgo no inverno é insuportável. É frio, venta demais e só chove. 

O lugar mais frio dessa viagem foi Berlin, no ano novo. 

A Suíça é um país extremamente caro, cuidado! Um "Quarteirão" no McDonalds custa 11 Francos, que são aproximadamente 10 euros! Só o sanduíche!!!

Na primavera, é tudo maravilhoso! Os dias são quentes, mas não insuportáveis (20-25 graus), as flores estão lindas, tudo perfeito. Melhor época. Só não dá pra ir pra praia ainda...

No verão faz muiiito calor. Deixe pra ir pra Croácia, Grécia, Ilhas da Espanha... Todos esses lugares paradisíacos são perfeitos no verão. 

Até Edimburgo ficou melhor no verão! Não faz calor lá, mas o tempo estava bem melhor. Vale a pena ir nessa época!


Faltam exatamente 8 dias para o meu retorno. A minha intenção é continuar com o blog no Brasil, para ajudar novos intercambistas e contar sobre o processo de retorno. Também pretendo postar sobre minhas viagens, com dicas das cidades, muitas fotos, tudo que tem direito. Porém, demora pra editar esses posts de viagem... Então vou deixá-los pra quando voltar pra casa, mesmo! :)

A propósito, estou louca arrumando minhas malas. Estou tirando fotos de tudo pra contar depois... Tá difícil, viu?! To pirando! 

Obrigada pelas perguntas! Mandem mais!! Podem me mandar inbox, se preferirem! :)

Beijos,
Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário