19 de agosto de 2014

A última no Reino Unido

Parece que foi ontem que me despedi da minha família e entrei na área de embarque... Estava chorando, nervosa, triste, ansiosa, feliz, um misto de sensações enorme. Naquele dia eu não tinha ideia do que estava pra acontecer, das pessoas super interessantes que eu ia conhecer, da grandiosidade dos lugares que eu ia visitar. Tinha muitas expectativas quanto ao intercâmbio... Em muitos aspectos eu errei feio, achando que ia ser de um jeito e foi de outro. A propósito, um dos meus maiores aprendizados foi que a vida é dessas, ela vai te surpreender. Já em outros, a realidade superou qualquer expectativa. 

Esse foi o ano da minha vida. Sei que é clichê, mas representa o que foi morar aqui. Não só pelas viagens, mas pela questão pessoal. Eu vim pra me conhecer, entender o que eu queria pra minha vida, organizar meus pensamentos e traçar uma meta pro meu futuro. Precisava de um tempo só pra mim, longe de tudo que pudesse interferir nas minhas escolhas... Onde eu pudesse ser 100% eu, sem ter que me preocupar com nada nem com ninguém. Foi maravilhoso poder estar longe da opinião das pessoas, principalmente daquelas que não tem importância na sua vida. Liberdade foi a palavra que mais me marcou esse ano. Liberdade para fazer suas próprias escolhas, sem cobrança; para separar as pessoas que importam das que não, e se desprender delas. 

Academicamente, também foi maravilhoso. Tive a oportunidade de conhecer métodos de ensino completamente diferentes e poder formular minha própria opinião baseada no que eu vivi aqui. A seriedade, o compromisso e a responsabilidade dos Ingleses é invejável. Porém, acredito que as aulas são melhores no Brasil, com mais calma, explicando a matéria toda, etc. Realizei um projeto e pude entender como funciona um grande grupo de pesquisa, além de ter conhecido laboratórios super modernos e incríveis...

Um ano, quatro estações... Cheguei com as folhas caindo, e lá elas estão de novo. 325 dias de períodos difíceis, de muito estudo, brigas... Não é tudo perfeito aqui, a gente tem problemas em qualquer lugar do mundo. Em compensação, tanta coisa maravilhosa aconteceu... Tantas pessoas incríveis passaram pela minha vida! Muitas eu nem lembro mais o nome, já outras vão ficar pra vida toda. Quantas conversas maravilhosas, histórias inacreditáveis e experiências de vida que parecem coisa de filme... O que conforta meu coração é saber que essas lembranças vão ficar pra sempre! Ninguém tira o que a gente viveu! 

Sei que posso reencontrar todos de novo, mas tenho consciência de que não vai ser igual. Vou sentir falta de viver aqui com os meus amigos junto... Isso nunca mais vai se repetir, infelizmente. Esse ano foi completamente fora da realidade de qualquer um, à parte das nossas vidas. Vou lembrar com muito carinho de tudo que aconteceu. Com certeza quero reencontrar cada um e matar as saudades, saber como anda a vida, se os planos deram certo... 

Estou embarcando de volta pra minha vida. Porém, estou levando muito mais que minhas malas enormes de 32 kg!... Estou levando um pedacinho de cada um, muiiitas histórias pra contar pros meus netos, paisagens incríveis, muitas risadas, um passaporte todo carimbado e uma Marina completamente diferente! O jeito que eu encaro a vida mudou muito. Hoje, me conheço bem melhor. Posso apontar minhas qualidades e, principalmente, meus defeitos. 

Estou me preparando para voltar há muito tempo... Trabalhando o psicológico pra voltar pros problemas do Brasil: trânsito, falta de segurança, a bagunça que é a UFRJ... Nesses últimos dias, não pensei muito nisso. É um turbilhão de coisas pra resolver! Colocar sua vida em 2 malas de 32kg, se despedir dos amigos, dos lugares... Passei por várias fases nesse último mês. 1.Tentar fazer tudo o que queria ter feito e não consegui; 2.Saudades de casa, vontade de embarcar o quanto antes; 3.Despedidas, tristeza profunda e muitas reflexões; 4.Preocupação com viagem e bagagens... Agora já estou conformada com a viagem, só rezando para que dê tudo certo e que eu chegue bem! 

Daqui a algumas horas, vou para o aeroporto. Está sendo muito difícil ver tudo acabar, amei ter vivido isso. Agradeço muito a todos que me incentivaram! Principalmente, meus pais... Minha vida será muito melhor depois desse ano! Obrigada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário